6 dicas para manter a harmonia em casa

6 dicas para manter a harmonia em casa

Sua casa guarda muito mais emoções do que você pode imaginar. Uma casa organizada e perfumada pode ser um dos caminhos para ajudar a organizar também a sua relação com essas emoções e seu bem-estar total.

Respiração contra a ansiedade Lendo 6 dicas para manter a harmonia em casa 4 minuto Próximo Apaixone-se por você todos os dias

Você já entrou em um ambiente e sentiu sua energia mudar? Já parou para refletir como um ambiente organizado, limpo, arejado, nos proporciona aquela sensação de bem-estar, disposição, harmonia, enquanto ao entrar em um espaço bagunçado, desorganizado, com coisas espalhadas e entulhadas, pode nos provocar sensações de desânimo, cansaço e mau-humor?

A designer e escritora Ingrid Fetell Lee, autora do blog The Aesthetics of Joy (A estética da alegria), vai além e relaciona como alguns objetos espalhados pela casa podem nos remeter a uma carga emocional, fazendo com que revivamos sentimentos como culpa, vergonha, ansiedade, e arrependimento….

Descubra o que pode estar tirando a sua paz interior em objetos antigos ou esquecidos em casa. Confira:

Como se livrar se sentimentos negativos dentro da sua casa?

1. SENTIMENTO DE CULPA

Projetos inacabados, itens relacionados a hobbies ou hábitos que você não tem tempo de praticar, coisas que você comprou e nunca usou, livros que nunca leu, presentes que você guarda, mas que na verdade não gosta.

Se você tem objetos em casa que te remetam a isso, que tal fazer uma organização e jogar fora ou doar para alguém que precise mais daquilo do que você?

2. SENTIMENTO DE ARREPENDIMENTO

Arrependimentos também costumam se instalar nos cantos da casa. Vestígios de relacionamentos que não deram certo ou outras decepções. Ou até mesmo algo em que você tenha gastado muito dinheiro, mas se arrependeu depois.

Coisas que te lembram escolhas ou mágoas que você está tentando deixar para trás também devem tomar um novo rumo. Desapegue!

3. SENTIMENTO DE VERGONHA

A vergonha também se esconde dentro de casa; o guarda-roupa, o banheiro, a cozinha e lugares relacionados ao corpo podem esconder a vergonha. Roupas que há muito não servem, mas das quais você não consegue se desfazer. Livros, música ou objetos de arte que você não gosta, mas acha que deveria gostar por status ou adequação social. Chegou o momento de fazer aquela faxina emocional e dar um novo sentido para essas peças!

4. SENTIMENTO DE ESTRESSE

Se você olha ao redor e se sente sobrecarregado, pode ser que haja um excesso de coisas drenando sua energia e sua atenção. Móveis desiguais ou instáveis, coisas que façam ruído ou tenham textura desagradável, bordas afiadas que exigem atenção, coisas frágeis que você está sempre preocupado em não quebrar.

5. SENTIMENTO DE ANSIEDADE

Móveis desiguais ou instáveis, coisas que façam ruído ou tenham textura desagradável, bordas afiadas que exigem atenção, coisas frágeis que você está sempre preocupado em não quebrar.

6. SENTIMENTO DE ESTAGNAÇÃO

Sentir-se preso, estagnado, como se não conseguisse prosseguir em alguma área da vida, ou viver de forma temporária, esperando que alguma coisa extraordinária aconteça, também pode refletir em sua casa. Espaços inacabados ou não decorados. Arte apoiada na parede e não pendurada. Coisas que você guarda para uma vida futura. Estilos ou objetos que você sente que superou.

“Quando nos comprometemos com nosso lar, também nos comprometemos com nossa vida presente. Podemos manter nossas esperanças futuras mais suavemente, sabendo que toda a nossa felicidade não depende delas. Podemos confiar que a alegria virá no futuro, ao mesmo tempo que criamos espaço para ela aqui e agora”, diz Ingrid Fetell designer e escritora de The Aesthetics of Joy.

Sua casa guarda muito mais emoções do que você pode imaginar. Uma casa organizada e perfumada pode ser um dos caminhos para ajudar a organizar também a sua relação com essas emoções e seu bem-estar total.

Referências:

https://bit.ly/2ZCvRQk

https://bit.ly/2ZCvRQk

Compartilhar conhecimento de qualidade é a nossa genuína contribuição. Usufrua e compartilhe com quem você ama!